quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Aplicativo de celular permite saber se veículo tem queixa de roubo ou furto


Um aplicativo lançado no dia 11/12 permite ao cidadão saber, em poucos segundos, se um veículo é roubado ou clonado, por exemplo. Batizado de CheckPlaca (SINESP), o programa pode ser acessado de smartphones, tablets e computadores e já mostrou serviço antes mesmo do lançamento oficial. O soldado da PM Ademar Ricardo da Silva suspeitou de um Gol prata que estava estacionado em uma área isolada em Piraí do Norte, na Bahia, a 320km de Salvador.

“Do próprio telefone celular, o soldado Ademar decidiu utilizar o aplicativo e, de forma rápida e precisa, já obteve a resposta de que se tratava de um veículo com registro de furto”, explicou o major Itamar Gondinho Bandeira, comandante da 60º Companhia Independente da Polícia Militar. Embora o ladrão não tenha sido localizado, o veículo vai voltar para o dono, em Itaquara, também no interior baiano.

Em Belo Horizonte (MG), outra história parecida. O tenente da PM Thiago Vitório ficou sabendo ontem do programa e resolveu testá-lo com as placas dos carros que passavam pela Avenida Contorno, enquanto aguardava apoio para uma operação. Em uma das checagens, o policial constatou que no registro de um Fiat Punto estava marcada uma restrição por furto. O carro foi apreendido e o motorista levado à delegacia mais próxima para se explicar.

A orientação para o cidadão que identificar um carro roubado por meio do ChekPlaca é ter precaução. “A primeira coisa que pedimos é que ninguém tome medidas sozinho, é lógico que é arriscado”, frisa a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. O próprio aplicativo remete ao 190 automaticamente, explicou Miki, e é a polícia quem deve agir para recuperar o veículo.

0 comentários: