Bombeiros realizaram 33 salvamentos aquáticos na Operação Verão no RN


Desde quando iniciou as ações nas praias, em 13 de dezembro, os militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e da Força Nacional de Segurança Pública realizaram 4.110 ações na Operação Verão. Do total de atendimentos prestados pelos guarda vidas, 33 foram salvamentos aquáticos realizados nas praias da Redinha, Genipabu, Forte, Artistas, Ponta Negra, Tibau do Sul e Praia do Amor.

Neste período também foram registradas dois óbitos por afogamento, sendo um na praia da Redinha e outro em uma lagoa de captação de Parnamirim. Outro banhista, em Ponta Negra, também foi resgatado ainda com vida mais não sobreviveu e veio a óbito no hospital.Dentre as ações, destacaram-se salvamentos, atendimentos pré-hospitalar, advertências, orientações, entre outras ocorrências diversas.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, apresentou na manhã desta terça-feira (30), no Quartel do Comando Geral da Corporação, em Natal, o balanço da primeira quinzena da Operação Verão 2014/2015. Durante a apresentação o Comandante Geral do CBMRN, aproveitou para destacar a integração dos bombeiros com Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOpAer), por meio do Potiguar 01, helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), que tem conseguindo excelentes resultados tanto no patrulhamento costeiro quanto nas ações diretas de salvamento.

“Somente nestes quinze últimos dias conseguimos salvar duas pessoas em alto mar com o auxílio do helicóptero. Os dois banhistas estavam sendo levados pelas correntes marítimas. As duas ações ocorreram na praia do Forte, sendo uma no dia 14 e a outra no dia 26 de dezembro, o que mostra a importância desta parceria”, destacou o Coronel Dantas. Na virada do ano, os bombeiros irão manter um esquema especial de plantão. Além do efetivo normal para atender as ações diversas de salvamento e combate a incêndio, a Corporação contará com mais 12 guarda vidas nas praias de Ponta Negra, Meio, Forte e Redinha, além de três embarcações, para garantir mais segurança aqueles que freqüentarem o litoral na noite do Reveillon.

“O objetivo da corporação é fazer um trabalho preventivo, antecipando-se aos fatos e dando segurança a todos os potiguares e turistas que vão desfrutar dos festejos de fim de ano. Esse cuidado deve ser compartilhado e a população precisa ter a consciência de que com a vida não se brinca!”, destacou o Coronel Elizeu Dantas. Participaram da reunião, integrantes da Força Nacional, Cruz Vermelha e da União dos Escoteiros do Brasil.

0 comentários: