Caicó e mais sete cidades do RN ficam sem abastecimento de água

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) interrompeu na tarde deste domingo (29) o fornecimento de água para sete cidades do estado. No Seridó potiguar, Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas estão sem abastecimento por causa da baixa no volume de água do rio Piranhas/Açu. Já na região Oeste, as cidades de Macau, Guamaré e Pendências ficam sem água para manutenção da adutora Pendências/Macau.

Segundo a Caern, a previsão de conclusão do serviço na adutora é para terça-feira (31) e a regularização do abastecimento ocorrerá ao longo do dia. Já a água fornecida para as cidades do Seridó é captada em Jardim de Piranhas e bombeada através da adutora Manoel Torres. Contudo, o nível atual do rio Piranhas/Açu deixa a captação inviável. 
 
Para solucionar o problema, a Caern pediu à Agência Nacional de Águas (ANA), através do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), o aumento da vazão no açude Curema, na Paraíba, para liberar água a fim de aumentar o volume do rio Piranhas. O pedido foi atendido e a água deve chegar até quinta-feira (2). Somente com a chegada da água, será possível assegurar a retomada do abastecimento. Contudo, a Caern fará teste no Açude Itans, na tentativa de usá-lo como alternativa de abasteciment

Fonte: G1/RN

0 comentários: