MEC garante que vai abrir novas vagas para o Fies e Pronatec em 2016

Por meio de nota, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou nesta segunda-feira que está garantida a abertura de novas vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) este ano. As informações são do blog Abec, da Rádio Gaúcha. A garantia foi dada após reportagem do jornal Folha de S. Paulo apontar que não há recursos disponíveis no orçamento do MEC para a manutenção de programas da pasta em 2016. A nota não especifica o número de vagas que serão abertas.

Mendonça Filho disse que encontrou o ministério sem recursos para novas vagas do Fies, mas que negociou com o Ministério do Planejamento a liberação de verba para garantir as inscrições do segundo semestre deste ano."Com a garantia de recursos, a equipe técnica do MEC está trabalhando para, até o fim de junho próximo, anunciar o processo das novas inscrições do Fies para este ano", disse o ministro na nota.

Sobre o Pronatec, ele afirmou que o governo Dilma deixou o programa sem orçamento para este ano. No entanto, Mendonça Filho disse que isso não representa interrupção dos cursos. "O MEC busca outra solução com o Sistema S, o que vai assegurar as vagas", diz a nota.

Segundo a Folha de S. Paulo, outros programas do Ministério da Educação estão ameaçados com os cortes do governo interino. Entre eles estão o Mais Educação, que garante ações em turno integral em escolas de educação básica, e o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

*Rádio Gaúcha

0 comentários: