Caicó sedia Reunião sobre Melhoria de Qualidade do Diagnóstico nos Serviços de Saúde‏

 
 
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, a IV Unidade Regional de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, reuniram os médicos e enfermeiros das ESFs, na Reunião sobre Melhoria da Qualidade do Diagnóstico nos Serviços de Saúde, com ênfase nos Óbitos com Causa Básica Não Especificada ou “Códigos Garbage”, nesta segunda-feira (01), às 14h30, ho Hotel Porto Belo. Além de médicos cubanos que atuam em Caicó, a reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Maria José Soares, a gerente da IV Ursap, Tatiana Dantas de Medeiros, a médica legista e diretora do Hospital do Seridó, Dr.ª Verônica Alcântara, o Dr. Elísio Galvão, entre outros profissionais da saúde.

A reunião teve como objetivo discutir a ocorrência de óbitos cuja causa básica não está especificada, “códigos garbage”, que corresponde a aproximadamente 30% dos óbitos ocorridos no país, além da estratégia de investigação e redução destas causas e contou com participação da Dr.ª Fátima Marinho – Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde – DANTPS da SVS – MS e equipe técnica, além de convidados internacionais, entre eles, a consultora de Nova York, Ashley Frederes.

Na ocasião, também foram apresentados os resultados parciais sobre as investigações que estão sendo realizadas no município de Caicó, cujos óbitos registrados no Sistema de Informação de Mortalidade – SIM em 2015, estão com causa básica não especificada ou mal definida, considerados códigos “garbage”. O evento também oportunizou uma discussão na identificação de dificuldades para adoção de medidas que possam contribuir para melhor preenchimento da Declaração de Óbito pelo médico e definição das causas básicas de óbito.

0 comentários: