Campanha antirrábica aconteceu neste sábado em Caicó


A secretaria municipal de Saúde de Caicó realizou neste sábado (10) a campanha antirrábica 2016. A ação aconteceu em vários pontos da cidade, durante o chamado dia D da campanha. Vários proprietários de animais levaram seus cães e gatos para a vacinação, o que demonstrou a importância da ação para o município de Caicó. Atualmente, o município tem uma média de 8.286 cães e 4.016 gatos.

“Dessa forma, considerando o poder de transmissão do vírus rábico entre os animais de estimação e que os mamíferos silvestres raivosos podem ser fonte de infecção dessa doença, devemos proteger os cães e gatos vacinando-os contra raiva anualmente”, afirma Gustavo Solano, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses.

Ainda de acordo com ele, foi “um dia bastante produtivo e conseguimos vacinar os cães e gatos do município. Aproveitamos para informar que aqueles que não puderam levar os seus animais, nós temos vacina disponível para toda população poder vacinar seus respectivos animais”, explicou.

No Rio Grande do Norte, o último caso de raiva humana ocorreu em 2010, mas são registrados, anualmente, em média 27 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente. O caso de raiva humana de 2010 teve como animal transmissor um morcego, animal que é o mais acometido pela doença (52,82%). Em 2016, dos 14 casos diagnosticados no estado, 10 ocorreram em morcegos.

0 comentários: