Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional no RN

A pedido do Governo do Rio Grande do Norte, o Ministério da Justiça e Cidadania autorizou a prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública por mais 60 dias.

Presente no estado desde o começo de setembro de 2016, a tropa especial vêm atuando junto com a Polícia Militar em ações de policiamento ostensivo. A prorrogação foi solicitada pelo governador Robinson Faria (PSD), em ofício enviado ao Ministério da Justiça, em outubro de 2016. Segundo o governador, as equipes ainda são necessárias para preservar a ordem e garantir a segurança pública.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, o número de profissionais obedecerá ao planejamento definido pelas autoridades estaduais. A presença da Força Nacional no estado foi solicitada pelo governador Robinson Faria, em agosto de 2016, e autorizada pelo ministério em setembro do mesmo ano.

O pedido estadual foi motivado pelo agravamento da situação da segurança pública. Em março de 2015, o governo potiguar decretou estado de calamidade pública no sistema penitenciário. Em julho de 2016, grupos criminosos passaram a organizar uma série de ataques à ônibus e prédios públicos.

0 comentários: