44ª Exposição Agropecuária do Seridó começa nesta sexta em Caicó

http://correiodoserido.com.br/wp-content/uploads/2017/05/EXPOSI%C3%87%C3%83O-CAIC%C3%93-1200.jpgA região do Seridó recebe nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28) a 44ª Exposição Agropecuária do Seridó, que acontece no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó. Serão 2.000 bovinos, caprinos e ovinos em exposição e uma programação diversificada, que tem como destaque o Leilão Seridó Terra do Leite, no sábado (27), com 45 lotes de animais de alta genética.

A exposição dá continuidade ao calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura, com apoio do Governo Cidadão/Banco Mundial e parceria com a Prefeitura de Caicó e associações de criadores. Além do leilão, a programação inclui exposição de animais, julgamento de raças, oficinas, fórum de discussão, missa do vaqueiro, cavalgada, feira de artesanato, apresentações culturais e shows.

A Agência de Fomento do RN (AGN), o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste estarão ofertando crédito para aquisição de animais. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) vai levar animais das raças Guzerá, Gir, Sindi e Pardo-Suíço para o leilão.

O pagamento é facilitado em 24 parcelas sem juros com o objetivo de oferecer aos criadores potiguares a possibilidade de adquirir animais selecionados das cabeceiras dos rebanhos com alto valor genético e produtividade leiteira e, assim, expandir o trabalho de melhoramento genético desenvolvido na empresa de pesquisa.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA (25)

8 às 00h – Entrada dos animais que irão participar do julgamento

SEXTA (26)

Entrada dos animais que não irão participar de julgamento, caprinos, ovinos e bovinos – até às 17h

Eventos paralelos: Mostra de Queijos Artesanais – Sabores do Seridó

Feira de artesanato – Mostra Caicó

8h às 20h – Mensuração dos animais caprinos e ovinos

19h – Solenidade de abertura

SÁBADO (27)

8h – Início dos julgamentos dos animais caprinos, ovinos e bovinos

Eventos paralelos

Manhã

Oficinas: Senar/Sebrae – silagem, plantio de palma, produção de cordeiros e cabritos precoces, cortes especiais de caprinos e ovinos

Tarde

Fórum de Discussão sobre Endividamento Rural

Continuação dos julgamentos

Atrações culturais

20h – Grande Leilão Seridó Terra do Leite

DOMINGO (DIA 28)

Continuação do julgamento dos animais

8h – Chegada da 1ª Cavalgada do Vaqueiro

Atrações culturais

15h – Saída dos animais

0 comentários: