Prefeitura vai colocar "bloco de serviços" nas ruas durante o Carnaval em Natal 2019


A Prefeitura do Natal montou um esquema especial de serviços para o período de carnaval. Os setores essenciais vão funcionar durante a realização da festa. A programação do Carnaval em Natal 2019 começa na próxima quinta-feira (28) com o Baile de Máscaras no Largo do Atheneu, que será comandado pelo baiano Carlinhos Brown.

"A Prefeitura irá trabalhar com sua estrutura em diversas áreas para garantir que tudo ocorrá bem durante o carnaval. São equipes de limpeza, trânsito, transporte, segurança, iluminação, assistência social, fiscalização, sem falar é claro na equipe da Secretaria de Cultura que está toda envolvida na realização do Carnaval em Natal 2019, que é uma festa que valoriza a cultura popular e que gera trabalho e renda para milhares de pessoas", diz o prefeito Álvaro Dias.

Setor por setor, saiba como a administração municipal se preparou para atender o cidadão durante o Carnaval.

SEGURANÇA

A Guarda Municipal de Natal vai atuar com patrulhamento preventivo em todos os Polos do Carnaval em Natal 2019. Serão utilizadas dez viaturas de patrulhamento e oito motocicletas, incluindo guardas municipais da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento de Ação Ambiental (Gaam), Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa), Ronda Saúde (RondaS) e Ronda de Proteção Escolar (Rope). Além dos guardas municipais escalados no serviço diário, será utilizado um efetivo de serviço extra para ampliar a quantidade de agentes patrulhando os polos carnavalesco da cidade. 

Este ano a Guarda Municipal vai utilizar o ônibus de videomonitoramento com sistema de câmeras de segurança no Polo Petrópolis. Em parceria com a Polícia Civil (PC), ficou acordado que a GMN utiliza o sistema em Petrópolis enquanto a PC vai levar seu ônibus de videomonitoramento para Ponta Negra. Ambos vão funcionar durante toda a folia.

SAÚDE

O Hospital Municipal de Natal, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA Esperança, UPA Potengi, UPA Pajuçara e UPA Cidade Satélite), as Maternidades Municipais e o SAMU Natal vão funcionar normalmente - 24 horas por dia - durante toda a Folia de Momo.

LIMPEZA PÚBLICA

A coleta e os demais serviços da URBANA continuam normais durante o carnaval, com os mesmos horários. Lembrando que na Quarta-Feira de Cinzas (06) teremos o Bloco do Gari e os serviços funcionam até 11h, sendo normalizados na quinta-feira (07). Serão 180 garis trabalhando durante o Carnaval em Natal 2019.

Nos polos Ponta Negra, Petrópolis e Ribeira/Rocas os trabalhos serão no turno diurno e noturno e nos demais polos apenas no turno diurno. Em todos os polos haverá lavagem das ruas e avenidas adjacentes aos locais dos eventos. 

Em três polos será feita a coleta seletiva durante os shows em parceria com as cooperativas. Os polos com coleta seletiva serão:Ponta Negra, Centro Histórico e Redinha.

SERVIÇOS URBANOS

A SEMSUR terá 75 pessoas trabalhando durante o Carnaval em Natal 2019. Desse total, 70 serão da área de Fiscalização, que atuarão das 14h às 02h. Já as outras cinco, são integrantes da equipe de plantão da iluminação, que atenderão - no período noturno - as demandas provenientes dos Polos carnavalescos.

TRÂNSITO

Com um efetivo de 110 agentes de mobilidade/dia, que serão distribuídos em pontos fixos e em 14 viaturas, 30 motociclistas, além de um guincho, a STTU estará presente em todos os polos oficiais da folia, durante todos os dias de Carnaval em Natal 2019, bem como em eventos de comunidades, desde, que devidamente autorizados pelos órgãos de segurança e meio ambiente, além das operações de rotina que envolvem o trânsito e o transporte. 

O objetivo é garantir a segurança do trânsito nos entornos dos locais dos eventos, orientando os pedestres e motoristas sobre as intervenções. O órgão recomenda ao folião redobrar a atenção na via pública, usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade, respeitar a sinalização dos desvios e intervenção, optar pelo transporte público, além é claro, de não misturar álcool e direção. A orientação é também utilizar a carona amiga.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Como o objetivo de promover um trabalho integrado de Abordagem Social, além de realizar orientações e encaminhamentos das pessoas identificadas na ação (idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal ou social), a SEMTAS promove a “Ação Carnaval 2019” a partir desta quinta-feira (28) até terça-feira (05), das 8h à 00h.


A ação contará, por dia, com duas equipes com três profissionais (Assistentes Sociais, Educadores Sociais e Pedagogos), devidamente identificados com crachás e coletes, em dois veículos, atuando nos Polos Oeste (Nazaré Folia), Centro Histórico, Petrópolis, Ponta Negra e Redinha. Para fazer denúncias sobre situações de risco, vulnerabilidade e casos de violação de direitos humanos é só ligar para os telefones do O Serviço Especializado em Abordagem Social: 98870-3861 ou 98870-3327.

0 comentários: