1ª edição do Participa Natal é sucesso no bairro Planalto


A Escola Municipal Emanuel Bezerra, no bairro Planalto, zona oeste, sediou a primeira edição do Participa Natal. Os moradores da região foram beneficiados com diversos serviços de saúde, lazer, e cidadania oferecidos por todas as secretarias municipais e por entidades parceiras que contribuíram com a iniciativa. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou o evento ao lado da primeira dama, Amanda Dias, secretários municipais, vereadores, servidores e lideranças comunitárias.

A Secretaria Municipal de Planejamento, com o apoio do Setor de Comunidades da Secretaria Municipal de Governo coordenou a Ação Participa Natal nos Bairros. Dentre os inúmeros serviços que a população do Planalto e região estavam: Atendimento médico, vacinação, aferição de pressão, testes rápidos, avaliação corporal e nutricional, teste glicêmico capilar, emissão de Cartão do SUS, triagem auditiva, higienização facial, corte de cabelo masculino e feminino, esmaltação, design de sobrancelha, orientações jurídicas, emissão de foto 3x4, troca de lâmpadas, emissão de cartão do estacionamento para idoso e deficiente, orientação referente a emissão de cartão gratuidade e assistência social e orientação profissional.

Também houve orientações para mulheres em situação de violência, orientação como participar das feiras, editais, curadorias e fazer a carteira do artesão, Cadastro único, cadastro, atualização e/ou correções de dados no Programa Minha Casa, Minha Vida, consulta e orientação da população quanto a resolução de débitos existentes junto ao município (IPTU; Taxa de lixo; ISS) – necessário apresentar o CPF do titular do imóvel, abertura de processos de reclamação no PROCON, com data da audiência de conciliação marcada na hora – necessário levar cópias de RG, CPF e comprovante de residência, abertura de protocolo para manutenção de iluminação pública e limpeza urbana, oficina de adereços juninos, degustação de preparações juninas, Cine Sesc, contação de histórias, oficinas, jogos matemáticos, informações sobre o Programa Tributo à Criança, aula de zumba, atividades lúdicas, recreação, apresentações artísticas e culturais.

Foram parceiros da ação: SESC, SENAC, Instituto Mix, Instituto Embelleze, UnP, COSERN, ABA, Sua Clínica, Farmácia Santa Fé e Clínica Pedro Cavalcanti.

Maria Aparecida, 37, é moradora do Planalto e aproveitou o evento para se vacinar contra a gripe: "Foi tudo muito legal e organizado. Cheguei cedo, fui logo atendida e estou imunizada", disse satisfeita. José Lúcio, 48, veio do Guarapes em busca de atendimento junto a secretaria municipal de Serviços Urbanos: "Algumas postes da minha rua estão com as lâmpadas apagadas. Soube do evento e vim reivindicar a troca. Deu tudo certo e espero que o serviço seja feito logo".

O prefeito Álvaro Dias destacou a importância do Participa Natal, pois a ação aproxima a gestão municipal da população que tem a oportunidade de reivindicar melhorias para as suas comunidades e as respostas podem ser dadas de maneira mais célere.

"O objetivo da nossa administração é ficar cada vez mais junto do cidadão, ouvindo o que os bairros de Natal necessitam para poder solucionar os problemas mais rapidamente. O Participa Natal cumpre esse objetivo e ainda vai mais além com a oferta desses serviços sociais e de cidadania. Vamos seguir com esse trabalho, ampliando nossas ações com a proposta clara de melhorar a vida dos natalenses".

0 comentários: