Parque da Cidade inaugura Observatório de Nuvens inédito no Brasil


O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte criou um Observatório de Nuvens, que é o primeiro do Brasil e será inaugurado nesta segunda-feira (3), na abertura da Semana do Meio Ambiente de 2019. A iniciativa trará respostas a perguntas recorrentes no imaginário de crianças e adultos, como “por que as nuvens são diferentes umas das outras?” ou “como as nuvens são formadas?”.

O projeto, que só existe igual na Inglaterra e Estados Unidos, é do mesmo criador do projeto “Astronomia no Parque”, José Roberto Vasconcelos, que também instalou no Parque os projetos “Trilha da Vida” e a “Trilha do Sistema Solar”, para ajudar a transformar a caminhada no Parque da Cidade em fonte de conhecimento, numa viagem pelo tempo e pelo espaço. De acordo com José Roberto, as nuvens sempre o encantavam desde menino, ele cresceu e continuou gostando delas.

Foto: Reprodução/Prefeitura do Natal

“Tem muita gente que acha isso estranho, até porque sou astrônomo amador e as nuvens atrapalham a observação do céu”, comenta ele, que atua na área de divulgação científica e é o atual presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP). “Mas, elas atrapalham à noite, quando a luz do sol não está lá para dar brilho. Durante o dia, são as nuvens que tornam o céu bonito”, pondera o criador e coordenador do projeto.

O Observatório de Nuvens será instalado em caráter permanente na praça de eventos, numa área com bancos e ampla visão do céu, inclusive com um belo visual do pôr do sol. Será um painel gigante mostrando os dez principais tipos de nuvens, como identificá-la e com outras curiosidades.

0 comentários: