Escolas ajudam Natal com meta de plantar 20 mil árvores até 2020


Cerca de 300 crianças da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui, no Cidade Satélite, zona sul da capital, tiveram uma grande aula de cidadania. Junto aos educadores e com a presença do prefeito Álvaro Dias, elas plantaram 80 mudas na área da escola. A ação faz parte da “Maratona Escolar” do projeto Planta Natal, da Prefeitura do Natal, cuja meta é plantar 20 mil árvores na cidade até o final de 2020.

A gestora pedagógica da escola, Rosimar Ferreira, comemorou a participação de todos no projeto. Segundo ela, no momento em que todos estão acompanhando o crescimento das queimadas no País, nada melhor do que mostrar aos alunos um caminho inverso. “Esse momento é muito importante. Em casa, eles estão assistindo a esse avanço desenfreado do desmatamento e das queimadas. Então, nada melhor do que criar a cultura da preservação nas crianças. Temos que mostrar que é importante plantar e cuidar para que no futuro eles possam usufruir disso”, explicou a gestora.

O prefeito Álvaro Dias assistiu ao coral da escola e depois, falando às crianças, comentou sobre como o Planta Natal pode ajudar a escola em relação a melhoria no clima e a cidade em termos gerais no que diz respeito a qualidade de vida. “O projeto Planta Natal está trazendo vida para a cidade e para essas escolas. Os alunos e toda a comunidade se envolvem. Estamos seguindo firmes para cumprir nossa meta de 20 mil árvores plantadas”, celebrou.

A coordenadora do Planta Natal, Danielle Mafra, e a secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, agradeceram o empenho das professoras na ação e revelaram a intenção de transformar a escola em “modelo” para todas as outras na capital potiguar. Após os discursos, o prefeito Álvaro Dias acompanhou as turmas para o plantio das mudas. Foram plantados Oitis, Craibeiras e Ipês, além de seis tipos de árvores frutíferas: Pinha, Graviola, Cajarana, Pitanga, Acerola e Goiaba.

A “Maratona Escolar” do projeto Planta Natal está plantando, em estabelecimentos de ensino do Município, nas quatro zonas administrativas da cidade, cerca de 200 espécies. Na escola, as crianças participaram de aulas específicas sobre o Meio Ambiente, plantação de mudas, entre outros temas. Todos ajudaram na confecção e pintura dos tutores (pedaços de madeiras que são fincados ao lado das mudas para lhes dar sustentação)

0 comentários: