Praça Gentil Ferreira é totalmente revitalizada e entregue à população


O prefeito Álvaro Dias entregou, nesta sexta-feira (09), a obra de revitalização da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. O equipamento símbolo do bairro Alecrim foi totalmente recuperado e recebeu substituição total de piso, acessibilidade, calçada ao redor, novos bancos, moderno sistema de iluminação em LED, entre outros reparos.

“A praça Gentil Ferreira faz parte da vida e da história do Rio Grande do Norte. Essa praça já foi palco de grandes manifestações culturais, artísticas e da política nacional. Foi essa praça que abrigou o movimento Diretas Já, alvoradas cívicas e grandes comícios que decidiram eleições para Governo do Estado”, destacou prefeito Álvaro Dias.

A reforma da Praça do Relógio, como também é conhecida, era um desejo antigo de moradores, comerciantes e frequentadores do local, que há muito tempo estava esquecido pelo poder público. E as ações da Prefeitura do Natal não param com a entrega da praça. Muito em breve, o prédio, que antes era uma base comunitária simples, vai ganhar nova dimensão para servir de apoio às unidades operacionais da Guarda Municipal. Os guardas municipais vão atuar na segurança preventiva dos bairros do Alecrim e Cidade Alta, com foco no comércio popular da região. O chefe do executivo anunciou ainda que será feita a renovação de todo o asfalto das ruas Amaro Barreto e Dr. Manoel Miranda.

O natalense aproveitou para toda a programação cultural montada pela Prefeitura. Teve samba, forró, dança e muita animação para comemorar a Praça Gentil Ferreira. E as melhorias feitas nesse histórico equipamento público foram bem recebidas. "Achei muito boa essa reforma. Antigamente essa praça só tinha lixo. Agora está nota dez. Fizeram até pista para caminhada gente se exercitar", disse Daniel, de 63 anos, morador do bairro do Alecrim.

Rita Aves, que mora há mais de 20 anos no Alecrim, espera que todos possam cuidar e zelar da praça. "A gente queria muito uma reforma na Praça Gentil Ferreira e ela aconteceu. Está tudo muito lindo! Só espero que nós moradores, comerciantes e frenquentadores não destruam o que foi feito", disse dona Rita. 

Os serviços de recuperação da Gentil Ferreira tiveram início em janeiro deste ano e contou com recursos do Tesouro Municipal e da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), orçados em aproximadamente R$ 400 mil. A entrega da praça está dentro do cronograma de recuperação dos espaços públicos proposto pelo prefeito Álvaro Dias, que estabeleceu como meta a entrega de duas obras por semana. “Posso dizer que é uma nova praça. Não tem nada de velho aqui. Esta reivindicação era muito antiga, mas graças ao esforço do prefeito Álvaro Dias e da equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, conseguimos atender os anseios da população” disse Irapoã Nóbrega, titular da Semsur.

“Obrigado prefeito por atender o desejo das centenas de famílias que dependem desse lugar para seu sustento. A reforma da praça trouxe vida ao Centro Comercial do Alecrim. Esse lugar estava acabado e agora renovou esse bairro tão especial, disse Pedro Campos, presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA).

0 comentários: