Natal: Prefeitura fecha ligação de esgoto clandestino em vila


O total de 16 imóveis de uma vila localizada no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, estavam lançando água de forma irregular no sistema de drenagem da rua Aluísio Bezerra. A infração ambiental foi identificada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) nas travessas Lagoa das Canejas, dos Patos e Sete Lagoas. O tamponamento das tubulações foi realizado na manhã desta quinta-feira (26), pela equipe de operações da secretaria de Obras e Infraestrutura (Semov).

O supervisor de Fiscalização de Poluição da Água e do Solo da Semurb, Gustavo Szilagyi, explica que o problema no local era recorrente e que no período chuvoso há alagamentos devido as ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem.

“Como o local tem rede de esgoto, os moradores foram orientados a procurar a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) para fazer as ligações. Além disso, a prestadora de serviço deve ser notificada pela Semurb para solucionar o problema dessas casas”, acrescenta.

O despejo de água servida em via pública e as ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem são crimes ambientais e poluem o meio ambiente. Além disso, podem provocar danos à saúde da população, podendo causar uma série de doenças e comprometer a infra-estrutura das calçadas e vias.

As denúncias de lançamento de água servida e ligações clandestinas podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria Semurb, no 3616-9829, das 8h às 13h30, de segunda a sexta-feira.

0 comentários: