Português ex Corintians de Caicó agora treina time da primeira divisão do Paraná



Longe dos holofotes e bem antes de Jorge Jesus, no Flamengo, e Jesualdo Ferreira, no Santos, o técnico português Luis Miguel Gouveia de Oliveira também constrói uma história no futebol brasileiro. Ele atua desde 2006 como treinador no Brasil e vai comandar em 2020 o Cascavel CR no Campeonato Paranaense – será o seu 25º time no país, o primeiro fora do eixo Norte-Nordeste.

Aos 47 anos, Luis Miguel destaca a importância de Jorge Jesus para abrir espaço para técnicos portugueses e estrangeiros no Brasil, mas brinca ao lembrar que já está no país há um bom tempo:

- Fui o descobridor (risos). Outros técnicos portugueses até passaram por aqui antes, mas logo foram embora. Eu estou no Brasil por anos e anos. Fui construindo minha história, mas o Jorge Jesus abriu as portas para muitos treinadores portugueses e estrangeiros. Os grandes clubes brasileiros pensam em um nome estrangeiro quando buscam um treinador – disse, em entrevista por telefone.

Luis Miguel conta que começou a carreira de treinador na base por clubes pequenos de Portugal. No início dos anos 2000, veio de Lisboa para o Brasil de férias, formou aqui a sua família e começou a trabalhar em um projeto social no Rio de Janeiro, em 2006. No ano seguinte, o primeiro desafio em um time principal: o Vitória, de Pernambuco.

Depois disso, ele lembra que percorreu um longo e difícil caminho, enfrentando a desconfiança em muitos clubes. Superou isso, conquistou seu espaço, passou por times de mais seis estados e percorreu boa parte do país disputando competições. Disputou campeonatos estaduais e as Séries C e D do Campeonato Brasileiro. Conquistou dois títulos: o da segunda divisão do Cearense, em 2015, pelo Tiradentes, e o da segunda divisão Maranhense, em 2018, pelo Pinheiro.

Do Blog:  O Português agora chamado "Luiz Miguel" já treinou o Corintians de Caicó no passado ano de 2008 sendo que naquela época era conhecido como Luiz Oliveira usando seu sobrenome de familia.  

O Time do Corintians era muito fraco no Campeonato Estadual 20058 e o Português não teve sucesso na equipe sendo substituído no meio da competição. 

0 comentários: