Cidade da Esperança é o primeiro bairro do Participa Natal nos Bairros 2020


A Prefeitura do Natal realizará a primeira Ação Participa Natal nos Bairros de 2020 no sábado, 7 de março. O bairro a ser beneficiado será Cidade da Esperança, na zona Oeste da cidade, que receberá mais de 30 tipos de serviços nas áreas de saúde, educação, limpeza urbana, saneamento básico, defesa do consumidor, políticas para as mulheres, segurança e defesa social, esporte e lazer, assistência social, mobilidade urbana, habitação e cultura, entre outras.

O secretário municipal de Planejamento, Alexsandro Ferreira, coordenou reunião com a comunidade, no último dia 18 de fevereiro, na Escola Municipal Celestino Pimentel (Avenida Pernambuco, 145), local que será sede do evento. A reunião sempre precede a Ação Participa Natal e tem por objetivo tratar das demandas do bairro e mobilizar a população à participação do evento. Além de moradores e lideranças locais, o encontro com a comunidade tem a participação de técnicos das diversas secretarias e órgãos municipais. 

A Ação Participa Natal nos Bairros é um programa da prefeitura que tem o acompanhamento e a participação do prefeito Álvaro Dias. O objetivo é levar aos bairros, em um único dia, diversos serviços que são ofertados pelas secretarias ou empresas e instituições parceiras. Acontece sempre aos sábados, das 8h30 às 12h30, e ocupa as dependências de uma escola municipal, que sempre passa por obras de melhorias e de conservação. 

Para Alexsandro Ferreira, a “Ação Participa está aprovada pela população dos bairros que foram beneficiados, no ano passado, e, por isso, o prefeito Álvaro Dias determinou a continuidade, por entender que a Ação é um grande reforço da Prefeitura para mitigar a demanda reprimida por serviços públicos diversos e garantir o atendimento à população em situação de vulnerabilidade e risco social”.

Em 2019, a Ação Participa Natal beneficiou sete bairros das quatro regiões da cidade, com um total de 29.713 atendimentos: Planalto (Oeste, 4.750 atendimentos), Lagoa Azul (Norte, 2.805 atendimentos), Bom Pastor (Oeste, 4.593 atendimentos), Norte Nossa Senhora da Apresentação (Norte, 6.948 atendimentos), Felipe Camarão (Oeste, 4.241 atendimentos), Rocas (Leste, 2.389 atendimentos) e Igapó (Norte, 3.987 atendimentos).

Em cada edição, uma média de 325 pessoas estiveram envolvidas. Além das secretarias e demais órgãos municipais, contribuíram para o sucesso da Ação Participa Natal as empresas e instituições parceiras, como a Fecomércio (Sesc e Senac); UNI-RN; Uern; Instituto Mix; Câmara Municipal do Natal; Cosern; Farmácias Santa Fé; Instituto Pedro Cavalcanti; UnP; ABA; Óticas Diniz; OAB; Aeronáutica; Grupo Reviver; 64 Grupo de Escoteiros do Mar Artífices Náuticos; IFRN; Marinha; e Faculdade Estácio.

A coordenação da Ação Participa Natal nos Bairros é da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) com o apoio do Setor de Comunidades da Secretaria Municipal de Governo (SMG) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. A escolha da comunidade a ser beneficiada por meio da Ação leva em consideração alguns critérios básicos, tais como: alta abrangência populacional; situação de vulnerabilidade social; e a existência e capilaridade de localização de equipamentos públicos e de uso coletivo.

0 comentários: