Prefeito Álvaro Dias vai criar Comitê Científico de combate ao Covid-19 em Natal


O prefeito de Natal, Álvaro Dias, vai criar o Comitê Científico Municipal para acompanhar a evolução do coronavírus e apresentar soluções de profilaxia e tratamento do Covid-19, no Município. A ideia foi consolidada nesta sexta-feira (15) durante uma videoconferência que contou com a presença do próprio chefe do executivo, que é médico, do Dr. João Marinho (Dr. Joca), Dra. Hélida Bezerra, Dra. Rosângela Morais, Dra. Kívia Bezerra, Dra. Aline Câmara, com a participação, como convidado, do infectologista Fernando Suassuna.

Além da criação do Comitê, o prefeito ficou à par da formulação de um protocolo médico, que está sendo concluído pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, e que será apresentado na próxima segunda com soluções que apontam desde a profilaxia de profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, até o atendimento de cidadãos nas unidades de saúde de Natal.

“Esta reunião foi muito importante e proveitosa, pois estamos acompanhando esse grupo de infectologistas elaborando um protocolo para tratamento e prevenção do coronavírus. Estivemos hoje com vários médicos todos engajados nessa luta”, explicou o prefeito. Segundo Álvaro, o protocolo, elaborado por profissionais do mais alto conceito, deverá ser aprovado pelo CRM para que, depois, a gestão pública passe a adotá-lo.

O infectologista Fernando Suassuna, que é considerado um dos profissionais mais respeitados do estado, fez questão de dizer que está trabalhando lado a lado com o prefeito Álvaro Dias, de quem foi professor, para enfrentar a pandemia na cidade. “Sou natalense de cinco gerações e tenho uma responsabilidade com a minha terra e com o prefeito Álvaro Dias que sempre me tratou com muito carinho”, comentou Suassuna.

Durante a videoconferência, o prefeito e os médicos debateram sobre as mais variadas dificuldades no enfrentamento ao Covid-19. Alternativas para atendimento, riscos, comorbidades, utilização de medicamentos, forma de aplicação e uma ação direta que envolva a prevenção de profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus, nas UPAs, hospital municipal dr Newton Azevedo e no Hospital de Campanha de Natal.

0 comentários: