Dados da Prefeitura de Natal mostram que houve aumento significativo de casos de covid-19 nas últimas três semanas

Estudo apresentado na reunião do Comitê Científico Municipal de Combate à Covid-19 realizado nesta quinta-feira (10) mostra que nas últimas três semanas houve aumento significativo no número de casos na capital e isso requer da população mais cuidados e medidas de higiene, como o uso de máscara, distanciamento social e o uso do álcool em gel. A reunião do Comitê teve como objetivo avaliar os dados mais recentes do quadro pandêmico em Natal, verificando, por exemplo, a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou os números atuais, coletados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica. O DVS elabora semanalmente um boletim com o perfil dos casos da Covid no município para então ser apresentado ao comitê científico. São estes dados que subsidiam as decisões tomadas pela Prefeitura com vistas a reduzir o impacto negativo do vírus no município.

“São dados importantes também porque servem de base para a formulação de campanhas educativas e de decretos, estabelecendo normativas que orientam a fiscalização dos espaços que estão descumprindo as normas do município”, explicou o prefeito. “Convocamos essa reunião para fazermos um balanço das medidas e dos resultados, que têm sido satisfatórios. Vamos continuar fazendo esse acompanhamento”.

Como reforço à estratégia contra o coronavírus, a Prefeitura investe ainda em trabalho educativo junto à população, em especial com campanhas publicitárias nas mídias tradicionais e digitais. Desde março, a administração faz esse trabalho, que agora em dezembro conta com mais uma etapa, com uma nova peça sendo veiculada.

O chefe do Executivo assegurou também que os três Centros de Atendimento e de Enfrentamento à Covid-19, o Hospital de Campanha e as dez unidades básicas de saúde continuarão funcionando com médicos capacitados para tratar a doença. Os Centros de Enfrentamento, localizados no Palácio dos Esportes, em Petrópolis, no Cemure (no bairro Nazaré) e no Ginásio Nélio Dias funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h.

Para não haver disseminação da doença, a prefeitura cancelou eventos com público, manteve ações de combate e está fiscalizando quem não segue os protocolos.

0 comentários: