Enrocamento e engorda de Ponta Negra começam em março de 2021


As obras de enrocamento da Praia de Ponta Negra em Natal devem começar em março de 2021, segundo garantiu Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov). “Se não houver nenhum problema de licitação, uma vez que é uma obra grande e com muitas empresas participantes, esse é o nosso prazo”, detalha.

A obra, que servirá como estrutura de contenção, encosta e estabilização da erosão existente na área, já possui a licença prévia do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), emitida em agosto deste ano.

A estrutura terá extensão de dois quilômetros ao longo da orla de Ponta Negra até as proximidades do Hotel SERHS, na Via Costeira, e será constituída de blocos de concreto pré-moldados. Cerca de R$ 49 milhões em recursos também já foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para a conclusão das duas etapas da obra, segundo a Semov.

Apesar do enrocamento estar previsto para começar em março, a Semov deve emitir uma ordem de serviço ainda nesta semana autorizando um reparo emergencial em um trecho de 390 metros entre o término do calçamento e o início do calçadão. Esse reparo está dentro do projeto de enrocamento e engorda da Praia de Ponta Negra.

“Dividimos a obra em dois. Primeiro tivemos que fazer essa frente emergencial nesse trecho precário devido a um deslizamento que ocorreu há mais ou menos um mês por causa da erosão da maré. Essa primeira intervenção deve durar em torno de 60 dias. Depois iniciaremos em março, após a alta estação, o processo de prolongamento do enrocamento no trecho de dois quilômetros”, explica Carlson Gomes, secretário da Semov.

Conclusão em três anos

O prolongamento é o primeiro passo para a engorda da Praia de Ponta Negra, que na segunda etapa da obra irá receber uma faixa mais extensa de areia. Com a erosão causada pela ação das marés e com o avanço do mar pela faixa de areia, o espaço disponível para os banhistas vem diminuindo.

De acordo com a Semov, o enrocamento ajuda a proteger a estrutura da orla. Com a engorda pronta, a faixa de areia será ampliada em até 30 metros na maré cheia e até 100 metros na maré baixa. A Secretaria de Obras estima que o trabalho seja concluído em três anos após o início em março de 2021.

Ainda de acordo com Gomes, interdições pontuais serão feitas em trechos da praia durante o período, isto é, a praia não será fechada por completo. “Isso não será necessário porque o turismo deve continuar e as pessoas dependem da região para trabalhar e tirar seu sustento, sobretudo agora nesse período de pandemia. No entanto faremos pequenas interdições por causa do maquinário pesado manuseando a encosta”, conta.

Para Gomes, o próximo veraneio será o último com a Praia de Ponta Negra nas atuais condições. “Agora para a alta estação em 2021, nós estamos fazendo campanhas de conscientização junto às empresas e aos banhistas para manter a praia limpa e atrair cada vez mais visitantes. Com a obra pronta, a Praia de Ponta Negra vai ficar ainda mais bonita e moderna”, completa.

0 comentários: